Apenas dos clubes paraibanos foram ranqueados pela CBF entre os 85 melhores times do Brasil, na categoria feminina, temporada 2014, válida para 2015. O Botafogo Futebol Clube, em 18ª posição e o Clube Recreativo Kashima, na 61ª. Portuguesa de Cruz das Armas, que já se sagrou campeã estadual, sequer foi relacionada. A liderança é do São José, de São Paulo, que se sagrou campeão do mundo no ano passado. Pelos critérios de pontuação, são computadas as participações das equipes nas últimas competições.
O Botafogo aparece com 3.288 pontos, enquanto o Kashima soma no Ranking da CBF 400 pontos. O alvinegro da Maravilha do Contorno tem diversas participações em campeonatos brasileiros de futebol feminino e Copa do Brasil. Já o Kashima participou apenas da Copa do Brasil de 2013, após se sagrar campeão estadual em 2012.
Pelo Ranking divulgado, o Belo aparece na frente de times tradicionais do cenário esportivo brasileiro, dentre eles Botafogo-RJ, Francana-SP, Chapecoense-SC, Náutico-PE, Santos-SP, Atlético-MG, Bahia e América-RN. Já o Kashima supera o Flamengo-PI, Fortaleza-CE, Volta Redonda-RJ, Canoas-RS, Campo Grande-MS, São Raimundo-AM, Botucatu-SP, Vila Nova-ES, dentre outros.
A Paraíba, por sua vez, sempre tem enviado equipes para disputar competições nacionais de futebol feminino anualmente promovidos pela CBF. No entanto, este ano, o Estado ficou de fora da Copa do Brasil, haja vista que a Federação Paraibana de Futebol não indicou nenhum clube, sob a justificativa de que as equipes estavam inativas, ou sejam, sem treinamento e sem formação, isto porque, em 2014, a entidade esteve sob intervenção judicial e não houve competições feminina.
Na manhã desta terça-feira, dia 10, o diretor técnico da FPF, Antônio Carlos de Andrade garantiu que a situação será diferente em 2015. “Já está no calendário de atividades da federação o Campeonato Paraibano de Futebol Feminino”, disse ele,
acrescentando que a competição será disputada apenas por clubes filiados e que a faixa etária será entre 20 e 23 anos. “Não será uma competição aberta. Em relação a idade, queremos a juventude, isto porque, caso haja algum destaque, a mesma poderá se integrar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino”, disse Baza, como é popularmente conhecido Antônio Carlos.
Kashima x Botafogo, Paraibano de 2011 |
Kashima x Botafogo, Paraibano de 2011 |
Kashima x Botafogo, Paraibano de 2011 |
Adicionar legenda |
Kashima x Botafogo, Paraibano de 2011 |
Kashima x Botafogo, Paraibano de 2011 |